sábado, 15 de maio de 2010

O sonho acabou

Hollywood não é mais hollywood. Eu tenho um carinho pela geração hollywood dos anos 70. Meu primeiro contato com cinema de adulto foram os clássicos da geração doidona: Apocalypse Now, Midnight Cowboy, Easy Rider, Taxi Driver, muito Brian DePalma...Tenho engulhos quando alguém desce a lenha no cinema amaricano. Estão jogando clássicos no lixo porque o professor de geografia do cursinho disse que os Estados Unidos são maus, maus, maus e não têm produção cultural..Bora todo mundo assistir o Waltinho..

*******

Mas, Hollywood não é mais a Holywwod de antes. Finalmente vi "Revolutionary Road" semana passada (Foi Apenas um Sonho. Porra, distribuidoras, porra...). Perdi a primeira cena, eu acho. Mas sabia exatamente qual filme era e porque o casal de protagonistas estava discutindo dentro de um carro. (Kate Winslet e Leonardo Di Caprio discutindo por uma peça que ela fez para os vizinhos suburbanos e que não foi exatamente um sucesso). Li as críticas alguns meses atrás e só bastou isso para entender perfeitamente o diálogo.

******
Esse filme, pelo que entendi é um filme americano maduro. No entando, a todo momento eu era lembrada do enredo básico: casalzinho com pala beatnick se muda para os subúrbios e não se encaixa naquela vida. Alguns personagens nesse filme (como o matématico recém-chegado do hospicio) estão ali para nos lembrar constantemente do ponto proncipal do enredo: que a vida de classe média sufoca...Tá, eu entendi. Agora, desenvolve...

******

Essa explicação constante subestima a minha inteligência. E na minha opinião, é um dos tiques irritantes do cinema americano atual. O espectador deve entender o que acontece sem enhum tipo de esforço cognitivo ou imaginativo. Desce facinho, que nem um copo de suco gelado do Bapi...
O que teria acontecido com e espectador? A classe piorou tanto assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário